Checklist Casamento


Cerimonial
O cerimonial é muito mais do que uma cartilha de regras, é um código de ética que nos dá segurança para agir com naturalidade até mesmo em momentos inóspitos. Etimologia

• A palavra cerimonial, que tem a sua origem do latim "caerimoniale" e refere-se às cerimônias religiosas, esta em frequente utilização nas mídias atuais, mas são poucos os indivíduos que conhecem o significado real desta palavra e das atividades profissionais que dela decorrem.

Origens

• Variando de povo para povo e também de tempos em tempos o cerimonial existe desde a antiguidade para normatizar atividades religiosas, militares e solenidades civis. Finalidade

• O cerimonial tem por finalidade primária a disciplina e a orientação para que de posse destas os personagens (autoridades, personalidades ou participantes) dos eventos possam se orientar e ocupar os seus respectivos espaços e assim comporem harmoniosamente uma sequência lógica de atos. Protocolo

• O protocolo, que esta sempre associado ao cerimonial, é a ferramenta utilizada para padronizar as leis que regulamentam a conduta dos personagens durante as suas atividades sejam estas públicas ou privadas. Cerimonial Público Brasileiro

• No Brasil e Cerimonial Público esta normatizado através do DECRETO No 70.274, DE 9 DE MARÇO DE 1972.

Check-list para Casamentos
A organização e a riqueza de detalhes aliados ao tempo de antecedência nos preparativos é o segredo para que a sua Cerimônia e Festa de casamento aconteça de forma perfeita, traduzindo a realização de seus sonhos sem que isto cause um rombo no seu orçamento.

Abaixo esta descrito um cronograma de atividades o qual deve ser seguido com a visão de: Se ainda não foi feito, esta na hora de começar a providenciar. Nota importante:

• Elabore contratos minuciosos com TODOS os profissionais contratados, especificando todos os itens acordados com bastante detalhamento. Esta é a garantia do cumprimento de prazos e a entrega correta dos serviços contratados.

Entre 1 e 2 anos de antecedência
a) Faça a pré-lista de seus convidados, para a partir daí, começar a procurar os locais para a cerimônia e recepção do seu casamento.

b) Trace um orçamento do quanto deseja gastar na sua festa. Chegue a um número denominador, para o custo total da festa. Isto, com toda a certeza facilitará a sua busca na escolha dos itens, locais e profissionais necessários.

c) Eventos & Cerimonial – Pesquise e contrate a pessoa com quem mais entrosamento houver e mais confiança lhe inspirar. Lembre-se que este será o seu braço direito, auxiliando, orientando e buscando os serviços necessários, conforme o que foi contratado mediante autorização prévia. Mantenha "segredos" com outros profissionais envolvidos no seu projeto mas nunca com o cerimonialista.

Nota Importante
a) Esta é a melhor época de contratar a empresa que fará o Planejamento e Assessoria da sua Cerimônia e Festa de Casamento, evitando assim, atropelos e correrias de última hora. Mesmo não contratando uma assessoria, seria este o momento mais conveniente para iniciar uma conversa com o possível cerimonialista contratado, pois, no decorrer do ano, muitas dicas e sugestões poderiam ser trocadas e de certa forma uma afinidade poderia ir nascendo, proporcionando um relacionamento menos formal, porém, muito profissional.

b) Igreja - Visite várias e reserve o horário naquela que mais se encaixa àquilo que você idealiza. Lembre-se de verificar se a estrutura interna está de acordo com o número de convidados, para que não faltem ou sobrem muitos lugares.

c) Local para a Recepção - Visite vários locais, para escolher aquele que comporta o número de seus convidados e o que melhor se encaixa ao seu estilo e orçamento.

d) Buffet - Se o local escolhido para a festa não tem buffet próprio, é hora de contratar aquele que irá cuidar desta atividade.

e) Feiras/ Workshops - visite tantas quanto puder, pois são elas a melhor maneira de conhecer os profissionais e serviços existentes no mercado local.

10 meses
a) Save the Date – Envie um pequeno cartão para todos os seus convidados avisando que em determinado dia haverá um evento especial e que posteriormente será enviado um convite formal. Neste cartão não são colocados muitos detalhes.

b) Música - Defina e contrate os profissionais que farão a "trilha sonora" do seu evento.

c) Foto e Vídeo - Busque - Conheça bem o trabalho destes profissionais. Lembre-se que este é um item que ficará registrado para sempre.

d) Floricultura - Se tiver tempo, procure em revistas, sites, etc..., decorações que mais se encaixam aos seus ideais. Com isto em mãos, será mais fácil expor suas idéias ao florista.

8 meses
a) Vestido de Noiva - é hora de definir o tão sonhado vestido e fechar com o costureiro. Também este item, deverá ser muito pesquisado. Visite várias lojas, verifique os pacotes promocionais (é muito comum as lojas ofertarem complementos como a trajes para o noivo, pagens, daminhas e madrinhas entre outros), mas principalmente, mesmo que vá comprar o vestido ou fazer uma locação, EXPERIMENTE, não só um modelo, mas vários, para ter certeza do melhor modelo para você.

b) Roupa do Noivo – Providencie a compra ou a locação dos trajes do noivo.

c) Dia da Noiva - escolha o local aonde vai se arrumar, bem como os profissionais que irão cuidar do seu cabelo e/ou maquiagem. Lembre-se: estes itens são um pouco diferentes de quando nos arrumamos para uma festa. O cabelo deve ter estrutura para suportar o peso do véu e apliques e a maquiagem deve estar preparada para aguentar muito tempo, além de serem "a prova de choro".

d) Dia do Noivo - é um pouco mais simples para o noivo do que para a noiva, porém também é muito importante (ou você pretende chegar atrasado para a cerimônia, com o cabelo por cortar e a barba por fazer e cheirando a suor?), portanto escolha o local aonde você vai se arrumar, bem como os profissionais que irão cuidar do seu cabelo, barba e possível maquiagem (sendo pouca não há problemas).

6 meses
a) Convites - o convite já dirá aos seus convidados qual será o "tom" da sua festa, por isto, procure seguir um só estilo.

b) Padrinhos - Escolha e faça o convite "especial" aos seus padrinhos. Esta antecedência se faz necessária, pois, eles também precisam de tempo para se preparar para a festa.

c) Damas e Pajens - Faça o convite oficial a eles e aos seus pais. Não esqueça de providenciar o traje deles.

d) Sapato da Noiva - Escolha e compre, para que possa levá-los já na próxima prova de seu vestido. Isto facilitará o trabalho de quem o estiver confeccionando e ajudará para que o caimento fique bem proporcional. É importante que sejam dois sapatos um destes mais simples e confortável para ser trocado durante a festa.

4 meses
a) Confirme o endereço e telefone de todos os convidados, além do número de pessoas de cada família que será convidada. Isto facilitará na hora de entregar os convites, bem como nas confirmações de presenças. Nunca faça convites por e-mail, entregue-os pessoalmente sempre que possível. Quando não for possível fazer o convite pessoalmente, solicite a ajuda de um familiar ou amigo mais próximo mas antes ligue para o convidado e informe da importância da sua presença no evento.

b) Carro de Aluguel – Selecione as empresas e contrate aquela em que afinidade e preços melhor lhe convirem. Quando utilizar o carro de parentes ou amigos, estes provavelmente fazem parte da sua lista de convidados e não devem trabalhar para você, lembre-se de combinar horários precisos e medidas para não causar transtornos e assegurar que os horários possam ser cumpridos rigorosamente, mas utilizando a sutileza.

c) Marque a data do Curso de Noivos quando exigido para a cerimônia religiosa.

d) Defina bolo, doces e mesa de fechamento para a sua festa. Escolha para o topo do bolo, flores ou noivinhos personalizados.

3 meses
a) Agende a data no cartório, para o casamento civil.

b) Providencie a documentação necessária para as cerimônias civil e religiosa

c) Defina, se for o caso, as lembranças que serão entregues aos convidados.

d) Faça a Lista de Sugestão de Presentes, preferencialmente em 2 ou 3 lojas de fácil acesso para os seus convidados.

e) Faça uma pré-reserva em hotéis, para os convidados que virão de fora.

f) Escolha e reserve o local para a sua Noite de Núpcias.

2 meses
a) Inicie a distribuição dos convites, começando pelos convidados de fora da cidade.

b) Peça para uma amiga preparar o seu Chá de Panela e para um amigo preparar o Chá de Bar para o noivo.

45 dias
a) Compre os adereços que servirão para alegrar a sua festa.

b) Providencie a compra ou consignação das bebidas, tais como wisky, vinho, espumante (champagne) para o brinde, etc...

c) Finalize a escolha das músicas para o cortejo, e demais momentos da cerimônia e da festa.

30 dias
a) Realize o Chá-de-Panela e o Chá de Bar.

b) Faça a confirmação de todos os itens contratados, inclusive os da Lua de Mel.

20 dias
a) Faça a reunião de "Check List" com o Cerimonialista, onde toda programação será revista e confirmada. Acertem uma data para a confirmação dos convidados.

b) Marque a prévia da Maquiagem e cabelo.

de 10 dias à véspera
a) Conforme combinado com seu cabeleireiro usual, pinte e/ou hidrate seus cabelos, evitando mudanças drásticas.
b) Marque com o Cerimonialista o ensaio para as entradas nas cerimônias.
c) Na véspera do evento: descanse, relaxe e curta essas poucas horas que faltam para o grande dia. Procurem ficar calmos, para curtirao máximo o seu Dia Especial.

No dia do evento
a) Chegou o grande dia, aproveite bastante.

O cerimonial do Dia
Os comentários dos seus convidados pós-festa poderão referir-se as emoções, aos ambientes agradáveis a que foram conduzidos, à cumplicidade dos noivos, troca de olhares e tudo mais o que houve de agradável naquele dia especial.

Vocês noivos, irão se curtir e apreciar a sua festa, dispensar atenção aos seus ilustres convidados e evitar a preocupação de que algo possa dar errado.

A preocupação para que todos os protocolos existentes sejam cumpridos com perfeição assim como todo o projeto da sua Cerimônia e Festa de Casamento seja executado conforme combinado anteriormente vai ficar por conta dos profissionais da IST Eventos.

A nossa equipe atua como sendo os verdadeiros anjos da guarda do seu evento.

Nosso trabalho começa bem antes do dia do seu casamento, prestando consultoria e realizando alguns acompanhamentos quando necessários. No dia do casamento, começamos a trabalhar bem antes do horário estabelecido, checando os serviços dos fornecedores, cuidando do bem estar da noiva, ansiedade do noivo e tranqüilidade dos pais. E isto só irá encerrar-se após a saída do último convidado, quando tudo estiver conferido e inventariado.

Formas de Contratação dos serviços de Cerimonial da IST Eventos
Os nossos serviços são ofertados na forma de Cerimonial do Dia, que na realidade começa a ser elaborado com aproximadamente 2 meses de antecedência do evento.

Mesmo antes deste período de aproximadamente dois meses, desde a inicio do acompanhamento contratual, são realizadas reuniões com os noivos para auxiliar na formatação do projeto do evento.

Descrição Das atividades do serviço de Cerimonial do Dia
• Check-list dos serviços contratados pelos noivos
• Contato com os profissionais para confirmação dos serviços, na semana do evento.
• Verificação dos procedimentos para cerimônia religiosa e recepção dos convidados para ajustar aos procedimentos dos profissionais envolvidos.
• Elaboração do roteiro (cronograma) de cerimonial.
• Entrega do bouquet no local de produção da noiva quando solicitado.
• Coordenação da montagem do evento.
• Reserva de locais especiais na cerimônia religiosa e na recepção dos convidados (conforme orientação dos noivos).
• Supervisão de horários e contratos a cumprir.
• Acompanhamento na manutenção do ambiente durante a festa.
• Coordenação do cerimonial na cerimônia religiosa (quando permitido) e na recepção.
• Conferencia do numero de convidados presentes no evento.
• Conferencia da quantidade de bebida servida (no caso de consignação).
• Assistência aos noivos durante o evento.

Base de cálculos
Adereços
3 itens por convidado.

OBS: Cuidado com os marabus, prefira os que são feitos com materiais sintéticos pois os que são elaborados com penas naturais tingidas soltam a cor nas roupas de quem os estiver usando.

Bebidas
• Espumantes (Champagne): 1 p/ cada 2 convidados.
• Vinho tinto: 1 para cada 3 convidados.
• Cerveja: 3 long neck's por pessoa ou 1 garrafa de 600ml.
• Wisky: 1 para cada 12 convidados.
• Drink's: 2 para cada convidado.
• Refrigerante: 3 para cada convidado.
• Água: 3 para cada convidado.

* As quantidades poderão variar de acordo com o perfil do público do evento e a sua duração e a variedade de bebidas.

Bolo e doces
Bolo: 50 g por pessoa, equivalente a 1 fatia por convidado quando não houver doces.

Havendo doces ou sobremesas calcule para 50%.

Doces: de 6 a 8 doces por convidado, caso o cardápio apresente a sobremesa diminua este número para de 4 a 6 doces por convidado.
Bem casados ou lembranças comestíveis: No mínimo 1 por convidado, para garantir que todos levem uma lembrança para casa. Calcule uma reserva de 25% a mais do que o necessário.

contato







   41 99653.7109
isteventos@ymail.com

Encontre-nos também nas redes sociais:

   www.flickr.com/isteventos
   www.facebook.com/isteventos
   www.instagram.com/isteventos